Desde o ano passado, alguns representantes do Botafogo acusam a arbitragem do Brasileirão Série A de roubarem partidas. John Textor já falou sobre o assunto diversas vezes e há uma investigação. No entanto, as provas apresentadas pelo americano até o momento não convenceram os outros torcedores. O mais questionado é a análise de comportamento feito por inteligência artificial.
Mas a torcida do Botafogo mantém o discurso do CEO e alguns jogadores do time também. Na última rodada do Brasileirão, Marlon Freitas questionou, em entrevista ao SporTV, se o pênalti marcado para o Cuiabá realmente foi ou não falta. Além disso, o camisa 17 afirmou que vão “lutar contra o sistema”. A Abrafut publicou nota sobre o assunto:
“No jogo de ontem (03/07/24) entre Cuiabá X Botafogo, o jogador do time visitante, Marlon Freitas, ao ser entrevistado, disse não saber se o pênalti estava correto e que ‘não tem jeito, VAMOS TER QUE LUTAR CONTRA O SISTEMA’.
Esclarecendo que o pênalti marcado pelo árbitro Paulo Zanovelli, foi corretamente sinalizado, não existindo nenhuma dúvida quanto à essa marcação.
A ABRAFUT em nome de todos os árbitros do Brasil, quer saber qual é o sistema ao qual o jogador do Botafogo se referiu.
Queremos que o Marlon explique com detalhes sobre o ‘SISTEMA’ mencionado por ele no contexto de todo seu pronunciamento.
Nossa associação, ABRAFUT, entrará com uma notícia de infração para que Marlon Freitas esclareça de forma elucidativa no STJD que sistema é esse”.
John Textor criticou nota da Abrafut
A Abrafut é uma associação que representa grande parte dos árbitros do Brasileirão, com Marcelo Van Gasse sendo o atual presidente. Em suas redes sociais, John Textor publicou: “ABRAFUT: liberdade de expressão está morto no Brasil! Nós defendemos o indefensável e vamos punir todos aqueles que falarem contra a gente!”.