O Flamengo inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2025 com um grande desafio: enfrentar o Internacional, no Maracanã, sem Giorgian De Arrascaeta, seu principal armador. Com a ausência do uruguaio, Filipe Luís pode encontrar uma solução caseira inspirada no trabalho de Marcelo Bielsa na seleção uruguaia: utilizar Nicolás De La Cruz como um meia mais avançado.
Pode te interessar:
De La Cruz pode assumir papel de Arrascaeta
Durante a Data Fifa, Arrascaeta sofreu uma lesão no adutor da coxa direita em jogo contra a Argentina, sendo substituído por De La Cruz aos 41 minutos do primeiro tempo. Na seleção, sob comando de Bielsa, o meia foi adiantado no esquema e ganhou mais liberdade criativa.
No Flamengo, Filipe Luís tem utilizado De La Cruz como um segundo volante, mas a necessidade de um armador pode levá-lo a repetir a estratégia de Bielsa. O uruguaio tem boa chegada à área e qualidade para criar jogadas, podendo ser a peça-chave para suprir a ausência de Arrascaeta.
Filipe Luís tem opções limitadas no meio-campo
O Flamengo enfrenta outros problemas para a estreia no Brasileirão:
- Gerson e Danilo seguem tratando dores musculares e são desfalques.
- Bruno Henrique, em recuperação de lesão na coxa, ainda é dúvida.
- Opções para o setor incluem Luiz Araújo e Matheus Gonçalves.
Com poucas alternativas, Filipe Luís pode recorrer à flexibilidade de De La Cruz. Em outubro de 2023, contra o Brasil, o uruguaio atuou mais avançado e marcou um dos gols na vitória por 2 a 0 em Montevidéu, mostrando sua capacidade ofensiva.
Escalação provável do Flamengo
Para a estreia no Campeonato Brasileiro, o Flamengo deve ir a campo com:
- Rossi;
- Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro;
- Erick Pulgar, De La Cruz e Luiz Araújo;
- Plata, Michael (Matheus Gonçalves) e Juninho (Bruno Henrique).
A decisão de colocar De La Cruz em função mais ofensiva pode ser um divisor de águas na temporada do Flamengo, principalmente se a equipe apresentar um desempenho consistente já no primeiro jogo.
Pode te interessar:
Bielsa pode influenciar o futuro de De La Cruz no Flamengo
A versatilidade de De La Cruz pode levá-lo a se consolidar como um substituto natural de Arrascaeta. Se o uruguaio corresponder às expectativas, Filipe Luís pode encontrar uma alternativa eficiente para o setor criativo do time.