Léo Batista, jornalista esportivo que faleceu neste domingo (19) aos 92 anos devido a um tumor no pâncreas, foi um ícone da comunicação esportiva e, mais do que isso, um verdadeiro apaixonado pelo Botafogo. Em 2019, o jornalista recebeu uma homenagem emocionante ao batizar uma cabine de TV no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Na ocasião, Alex Escobar parabenizou Léo com as palavras: “Parabéns ao nosso mestre Léo Batista! Obrigado, Botafogo! Homenagem em vida é o que vale!”
Léo Batista compartilhou em diversas ocasiões sua devoção pelo Botafogo. Em 2022, em uma entrevista no programa “Conversa com Bial”, ele relembrou como se tornou torcedor do clube. “Fui assistir a um jogo com alguns amigos, era Fluminense e Botafogo. De repente, o Botafogo começou a jogar melhor, saiu uma jogada bonita e pronto, um golaço do Botafogo. Pulei gritando ‘gol’. Depois do lance eu parei e pensei: ué, estou torcendo para o Botafogo? Daquele instante em diante acabou, virei Botafogo”, contou. E continuou, com humor: “Já fui Botafogo doente. Hoje eu estou doente por causa do Botafogo.”
Homenagens e legado no Botafogo
A paixão de Léo Batista pelo clube se manteve até o fim de sua vida. No ano passado, ele narrou um vídeo promocional do Botafogo, em celebração aos títulos conquistados, incluindo a Libertadores e o tricampeonato do Campeonato Brasileiro, durante o histórico “Tempo de Botafogo”. A sua devoção ao clube também foi lembrada pela torcida, especialmente por sua narração de um dos momentos mais importantes da história do Botafogo.
O Botafogo prestou uma homenagem comovente ao jornalista nas redes sociais, destacando seu papel como um dos responsáveis por narrar a primeira partida oficial de Garrincha no futebol, no jogo contra o Bonsucesso, pelo Campeonato Carioca, em 19 de julho de 1953. O clube destacou que Léo foi uma presença fundamental para todos os torcedores e continuará a ser lembrado como uma figura essencial em sua história.
Principais momentos da vida e legado de Léo Batista:
- Batizou uma cabine de TV no Estádio Nilton Santos em 2019, em homenagem ao seu amor pelo Botafogo.
- Em 2022, compartilhou como se tornou torcedor do clube em entrevista no programa “Conversa com Bial”.
- Narrou um vídeo promocional do Botafogo em 2023, celebrando títulos importantes do clube.
- Foi um dos jornalistas responsáveis pela narração da primeira partida oficial de Garrincha, em 1953.